Skip to main content
Impostos sobre as empresas
Artigos
A transformação da função fiscal como driver de crescimento
Os últimos 20 anos foram de crescimento exponencial no que toca ao desenvolvimento da tecnologia em vários setores da economia. Os resultados são evidentes e é unânime, certamente, que as vantagens do investimento em tecnologia superam as suas desvantagens ou riscos.
IRC - principais obrigações fiscais em 2021 (o que devo saber de antemão)
Para muitas pessoas, abrir uma empresa representa a realização de um sonho que frequentemente se acalenta desde muito cedo.
SAF-T da contabilidade: os desafios tecnológicos a ultrapassar para garantir o cumprimento de mais uma obrigação fiscal
O SAF-T (Standard Audit File for Tax Purposes) é um ficheiro de texto normalizado em formato XML que advém de uma recomendação da OCDE introduzida em 2005, com o objetivo de garantir o acesso às Autoridades Tributárias aos dados de faturação e contabilidade do contribuinte, independentemente do software utilizado.
Assista ao vídeo: SAF-T da contabilidade: os desafios tecnológicos a ultrapassar para garantir o cumprimento da obrigação fiscal
O SAF-T é um ficheiro de texto normalizado em formato XML que advém de uma recomendação da OCDE introduzida em 2005, com o objetivo de garantir o acesso às Autoridades Tributárias aos dados de faturação e contabilidade do contribuinte, independentemente do software utilizado.
Transações seguras
Um dos temas inevitáveis na compra e venda de sociedades é o das contingências fiscais que podem existir na empresa alvo da transação. Com efeito, estando ainda os períodos em aberto para inspeção por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira e não sendo possível solicitar Pedidos de Informação Vinculativa para todos os assuntos onde possam existir diferentes interpretações da lei fiscal, até pela rapidez com que se pretende fechar este tipo de transações, vendedor e investidor têm que procurar uma solução que permita gerir esses temas.
A fiscalidade indireta na gestão de frotas empresariais – o Green Deal da União Europeia, oportunidades e desafios
A realidade não é recente. São inúmeros os casos de empresas ou grupos empresariais em Portugal que utilizam frotas automóveis para a satisfação das suas necessidades de mobilidade, dos seus negócios, ou mesmo enquanto componente remuneratória dos seus colaboradores.
Ver mais
Aguarde