Skip to main content
Impostos sobre as empresas
Artigos
M&A: Transação também tem que ser transição
As transações de partes sociais são geralmente momentos de rutura na gestão das sociedades que são objeto dessas alterações acionistas.
Notificações desmaterializadas já em 2023
Em Portugal, continua a legislar-se com o intuito de reduzir o peso administrativo e declarativo aos contribuintes. Contudo, os efeitos ainda não se vão sentir este verão…
Estrutura de capital e o novo “DEBRA”
O “debt bias” consiste no tratamento fiscal mais favorável do financiamento por dívida comparativamente ao financiamento por capital próprio, concretamente por serem os juros dedutíveis na determinação do lucro tributável em sede do IRC, enquanto tal dedução não é atribuída ao capital próprio.
Os temas ESG e os Preços de Transferência
Os temas ESG (Environmental, Social and Governance), tão em voga nos dias de hoje, representam mais do que uma moda passageira, são antes uma questão estrutural no contexto das empresas e relevante para todos os stakeholders envolvidos. Naturalmente, a integração de aspetos ambientais, sociais, e de bom governo no negócio, repercute-se na dimensão financeira das organizações.
Dívida verde e fiscalidade
É recente a primeira emissão de dívida verde por parte de um dos maiores Bancos a operar no mercado português, merecendo a emissão em apreço esta designação pelo facto de os fundos captados junto dos investidores serem direcionados para o financiamento de operações de crédito nos domínios ambientais, promovendo, neste caso em concreto, a eficiência energética, ao financiar a aquisição de habitações com certificado energético das classes A+, A e B.
Teletrabalho – apoio nas despesas adicionais
A pandemia do Covid-19 colocou inúmeros desafios às entidades empregadoras e empregados, uns gerados pelas autoridades competentes, outros pela dinâmica da atividade económica.
Ver mais
Aguarde