Skip to main content
Tributação internacional
Artigos
Aumentar o valor para o acionista via operações intra-grupo
A função do Tax Manager incorpora um leque de incumbências e responsabilidades entre as quais, por norma, se encontram: assegurar o cumprimento de obrigações fiscais e a identificação de oportunidades de poupança fiscal. Ora, este último aspeto tem inerente a criação de valor para o acionista, na medida em que este se mede pelo nível de resultados gerados por uma empresa depois de impostos, os quais por sua vez são transformados em dividendos para os detentores de capital ou engrossam os capitais próprios e, por conseguinte, o valor das participações dos acionistas.
A luta contra o branqueamento de capitais e as cripto-moedas
Nos dias 7 e 8 de setembro de 2018, decorreu em Viena uma reunião informal de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), na qual estiveram em debate, entre outros, a tributação da economia digital e as oportunidades, riscos e possibilidade de regulação dos investimentos em cripto-moedas.
Tributação de mais-valias com a alienação de sociedades com ativos imobiliários
O investimento no mercado imobiliário em Portugal continua a bater recordes. Neste contexto, importa realçar que a estrutura societária utilizada por investidores no mercado imobiliário em Portugal poderá afetar, de forma decisiva, a tributação que incidirá sobre uma futura venda da sociedade que detém os imóveis, dependendo da afetação que é dada aos mesmos.
Financiamento para a aquisição de participações – Será esta decisão empresarial “dedutível”?
Imagine que pretende alterar a estrutura e a dimensão económica do seu negócio, e que, para tal, a sua empresa contrai empréstimos cujo destino é o financiamento da aquisição de participações sociais - qual o tratamento fiscal a conceder aos juros associados a esses empréstimos?
Troca de informação entre estados-membros, sobre planeamento fiscal e não só!
Em 25 de junho de 2018, entrou em vigor a Diretiva (UE) 2018/822 do Conselho, de 25 de maio de 2018, a qual vem alterar a Diretiva 2011/16/UE do Conselho, de 15 de fevereiro, relativa à cooperação administrativa no domínio da fiscalidade.
Novas tendências de tributação da economia digital
Nesta era de economia digital, o crescimento constante do papel do comércio eletrónico na economia como um todo gera preocupações em torno da tributação dos lucros.
Ver mais
Aguarde