Skip to main content
Orçamento do Estado
Artigos
Proposta de Lei do OE 2019 – Alterações em IRC – Incertezas ou não?
Foi no passado dia 15 de outubro de 2018 que o Governo entregou a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2019 (“PL OE2019”) na Assembleia da República, a qual foi já aprovada recentemente na generalidade
O que retirar de positivo deste Orçamento do Estado?
Se gere uma empresa, já experimentou certamente sentimentos contraditórios quanto à proposta de lei do Orçamento do Estado para o próximo ano, apresentada pelo Governo à Assembleia da República no passado dia 15 de outubro.
A Economia Comportamental no OE/2019
Ainda os fundamentos teóricos da Economia Comportamental não haviam sequer sido formulados por Richard Thaler e Daniel Kahneman, já o legislador fiscal aplicava há séculos os seus fundamentos. A razão é fácil de explicar: a cobrança de impostos será sempre uma atividade agressiva dado que implica a apropriação pública de parte do património privado; ora, a melhor forma de tal ser realizado é através de metodologias que pressuponham a aplicação de uma “anestesia” ao contribuinte.
Enquadramento ao OE2019
Os ‘partners’ da Ernst & Young analisam a proposta de lei do Orçamento de Estado para 2019, apresentada no início desta semana pelo governo, bem como as principais alterações ao nível de impostos sobre empresas e particulares.
Simulador Salário Líquido Mensal 2019
Consulte aqui a calculadora do salário líquido de 2019.
Avaliação do Sistema Fiscal Português – Survey EY
A propósito da divulgação da proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2019 (PLOE219), a qual se perspetiva que venha a ocorrer em meados do próximo mês de outubro de 2018, a EY lançou um desafio ao mercado em geral no sentido de perceber que alterações é que os agentes económicos gostariam de ver contempladas no texto do referido documento ao nível dos principais impostos que existem no sistema jurídico-tributário Português.
Ver mais
Aguarde