Skip to main content
Impostos pessoais
Transferir brochura
Artigos
Programa “Mais Habitação” - Um entrave ou uma oportunidade?
Vai vender a sua casa? Considere as medidas previstas no Programa “Mais Habitação”, as quais poderão impactar negativa ou positivamente tal decisão.
Este país não é para jovens
Muito se tem escrito e falado sobre o drama da emigração da geração mais qualificada de sempre. Contudo, poucas medidas eficazes para mitigar ou contrariar esta tendência foram implementadas.
Tratamentos diferentes para situações iguais - Uma reflexão sobre a caução
Para a Autoridade Tributária e Aduaneira (“AT”) as cauções pelo arrendamento auferidas pelos individuais são um rendimento sujeito a IRS, o que não acontece no IRC. Mas porquê? Parece que a resposta é a de sempre – “Porque sim”.
Isenção da derrama municipal em Lisboa – vantagem efetiva ou dificuldade de aplicação?
O município de Lisboa pelo terceiro ano consecutivo, prevê a aplicação da isenção de derrama municipal associada à criação de postos de trabalho, contudo, até ao momento permanecem dúvidas relativamente à sua aplicação prática.
Novas medidas fiscais de incentivo ao arrendamento acessível
De Programa em Programa, renovam-se os incentivos fiscais – o contributo das medidas fiscais do Programa Mais Habitação para o Programa de Apoio ao Arrendamento
Deduções ambientais: pagar menos IRS e ajudar o planeta
Em tempos, permitiu-se que determinadas despesas relacionadas com aquisições (ambientalmente) sustentáveis fossem dedutíveis no IRS. Atualmente, e apesar da emergência climática, não existem estas deduções ambientais, perdendo-se assim uma oportunidade de transitar para uma fiscalidade mais justa (e verde) e de promover comportamentos ambientalmente responsáveis.
Ver mais
Aguarde