Skip to main content
Outras taxas e contribuições
Artigos
Tax data e a faturação eletrónica
Evoluir, num contexto onde o volume de dados é cada vez maior e a comunicação é feita em real time, é um imperativo e um cenário irreversível.
Tax Data
A economia em geral, e os modelos de negócio em particular, têm evoluído de forma a fazer face às exigências que decorrem da forma como atualmente vivemos e interagimos, bem como corresponder, ou preferencialmente exceder, as expetativas de evolução e melhorias que projetamos para o futuro.
Condições e passos para a digitalização da função fiscal em Portugal – Legislação, serviços da Autoridade Tributária e sistemas de informação das organizações
Nunca, como agora, se discutiu tanto a necessidade da digitalização da função fiscal.
A Transformação Digital – A função fiscal inteligente
Recentemente a EY Global conduziu um estudo para perceber os desafios que se colocam perante a função fiscal das organizações tendo presente a crescente tendência de digitalização das administrações fiscais, a vertigem de alterações regulatórias constantes e a obsessão compulsiva de transparência (fiscal, financeira e regulatória), que convergem numa explosão de dados e informação cada vez mais detalhados, e que são a base de qualquer área fiscal.
Fiscalidade Verde – as próximas fronteiras
A Reforma da Fiscalidade Verde inseriu-se num movimento de Reforma Fiscal Global que advoga a necessidade da integralidade do sistema fiscal se encontrar adaptado às circunstâncias ambientais.
Setor segurador – Mais uma adaptação a curto prazo
O setor segurador tem sido objeto de várias alterações a nível fiscal e contabilístico nos últimos anos. A nível fiscal destaca-se por exemplo a alteração do número 3 do artigo 29º do Código do IVA que eliminou, com efeitos a 1 de janeiro de 2020, a isenção de emissão de faturas e respetiva submissão do ficheiro SAF-T (PT) de faturação para as entidades que pratiquem operações exclusivamente isentas de imposto, com algumas exceções.
Ver mais
Aguarde