Skip to main content
Outras taxas e contribuições
Artigos
O Brexit e respetivas implicações na mobilidade internacional de colaboradores
No passado dia 1 de janeiro de 2021 assinalou-se o dia de entrada em vigor do acordo de princípio sobre o Acordo de Comércio e Cooperação entre a União Europeia (doravante também designado por UE) e o Reino Unido (doravante RU) que inclui regras de coordenação dos sistemas de segurança social, bem como de vistos para visitas de curta duração.
Impacto do OE 2021 no setor da Saúde – Para o bem de todos
Novo Orçamento com manutenção, renovação e alteração de regras para 2021 com especial foco e preocupação nas medidas legislativas adotadas face às consequências da pandemia que impera em Portugal. Qual o impacto no setor da saúde? Que esforços vão ser impostos e que benesses vão ser conferidas do ponto de vista fiscal?
Fundo europeu para PMEs em serviços relacionados com a proteção de PI
Novo mecanismo europeu criado para potenciar e valorizar o negócio das PMEs, através do desenvolvimento das suas estratégias de PI.
A otimização das funções financeira e fiscal no Setor Financeiro
As funções financeira e fiscal numa organização do setor financeiro assumem uma importância cada vez mais relevante e estão, normalmente, associadas a processos de elevada complexidade técnica, pressionadas por uma crescente intervenção das entidades reguladoras assim como pelo escrutínio dos respetivos shareholders.
A nova geração de soluções Tax Data Analytics
A digitalização da função financeira e fiscal, como tendência, saiu reforçada com o surgimento da pandemia COVID-19. Por um lado, pela noção de urgência em termos de obtenção de maior eficiência, e, por outro lado, com um foco naquilo que é fundamental, que são os dados, ou a qualidade dos dados que suportam toda a atividade de reporte e compliance financeiro e fiscal.
A IFRS 16 e respetivas implicações fiscais
Durante algum tempo, a AT entendeu que a IFRS 16 não deveria ter relevância fiscal, devendo proceder-se a ajustamentos na declaração modelo 22. Contudo, recentemente, o anterior entendimento foi objeto de alteração por parte da AT, entendendo-se agora que os impactos contabilísticos desta norma contabilística devem relevar para efeitos fiscais.
Ver mais
Aguarde