Skip to main content
Outras taxas e contribuições
Artigos
A Transformação Digital – A função fiscal inteligente
Recentemente a EY Global conduziu um estudo para perceber os desafios que se colocam perante a função fiscal das organizações tendo presente a crescente tendência de digitalização das administrações fiscais, a vertigem de alterações regulatórias constantes e a obsessão compulsiva de transparência (fiscal, financeira e regulatória), que convergem numa explosão de dados e informação cada vez mais detalhados, e que são a base de qualquer área fiscal.
Fiscalidade Verde – as próximas fronteiras
A Reforma da Fiscalidade Verde inseriu-se num movimento de Reforma Fiscal Global que advoga a necessidade da integralidade do sistema fiscal se encontrar adaptado às circunstâncias ambientais.
Setor segurador – Mais uma adaptação a curto prazo
O setor segurador tem sido objeto de várias alterações a nível fiscal e contabilístico nos últimos anos. A nível fiscal destaca-se por exemplo a alteração do número 3 do artigo 29º do Código do IVA que eliminou, com efeitos a 1 de janeiro de 2020, a isenção de emissão de faturas e respetiva submissão do ficheiro SAF-T (PT) de faturação para as entidades que pratiquem operações exclusivamente isentas de imposto, com algumas exceções.
Renováveis para que vos quero
A definição de políticas públicas em matéria ambiental tem sido naturalmente determinada por compromissos internacionais (e nacionais), fortemente centrados em questões de sustentabilidade ambiental, no sentido de promover a produção / utilização de energia limpa e incentivar o desenvolvimento de tecnologias que permitem acelerar a descarbonização da economia.
O SVAT e os procedimentos contabilísticos para a geração do ficheiro SAF-T (PT) de contabilidade por programa de contabilidade
Existem cada vez mais empresas que revelam preocupação com a qualidade e conformidade do ficheiro SAF-T (PT) - Standard Audit File for Tax Purposes – com informação relativa à contabilidade gerado pelo respetivo programa de contabilidade (ou de gestão).
Parabellum - A complexificação da tributação internacional
E, de repente, a digitalização tomou conta do palco da fiscalidade. A economia digital tornou-se, ela mesma, uma economia. E os problemas começaram a surgir.
Ver mais
Aguarde