Skip to main content
“Em função das eleições, vamos ver se o OE vai ser executado como está ou se vai ser alterado”
Pedro Fugas da EY deixou também um apelo ao Governo que vier a ser formado após as eleições: deve promover a “estabilidade fiscal” e assegurar uma “estratégia de crescimento sustentável e de longo prazo”.
CESOP – Com o primeiro reporte “à porta”, o que ainda está em falta?
A menos de duas semanas do prazo legal estabelecido para a entrega do primeiro ficheiro CESOP em Portugal, a Autoridade Tributária (AT) finalmente disponibiliza aos Prestadores de Serviços de Pagamento (PSP) as funcionalidades de registo e de submissão de ficheiros no Portal das Finanças que lhes permitem cumprir com a obrigação de comunicação CESOP.
“Buy-and Build”? Não esquecer os aspetos fiscais
Um processo de “Buy-and-build” ao mesmo tempo que potencia qualquer plano de crescimento num setor fragmentado, encerra desafios de gestão mais agressivos do que na maioria das abordagens tradicionais. Um correto planeamento e operacionalização da fiscalidade que está subjacente quer à aquisição quer à posterior integração e simplificação da estrutura é essencial para um processo bem-sucedido e gerador de valor para todos os intervenientes.
Programa de Governo: O que podemos esperar ao nível de alterações fiscais?
O Governo apresentou o seu Programa e prometeu não só uma mexida transversal de impostos, mas também diálogo e entendimentos com os restantes partidos. Neste sentido, serão estas alterações efetivamente aprovadas?
Novas Fronteiras de Carbono - Ainda sobre o CBAM
A competitividade das indústrias europeias no contexto internacional é diretamente impactada pela fiscalidade (direta, indireta e demais tributação – taxas, contribuições ou outras figuras tributárias avulsas), as quais, paralelamente aos impostos e nos respetivos montantes impendem sobre cada serviço, e no que à presente análise importa, sobre cada bem.
O “Easy Tax” nasce de uma parceria entre a EY e o Jornal Económico, que pretende abordar, de uma forma simples e intuitiva, os temas fiscais mais relevantes da atualidade nacional e internacional. Pretende-se que o leitor aceda a conteúdos técnicos de uma forma rápida e que também possa ler a opinião de especialistas sobre temáticas atuais e relevantes.


Sabemos ainda que ao falar de impostos, todos querem antecipar, na medida do possível, qual o valor que será devido e por isso trazemos igualmente para esta plataforma vários simuladores de cálculos de impostos que podem ajudar os leitores do Jornal Económico nesse exercício.


Com esta parceria, a EY incorpora o seu propósito global de construir um melhor mundo de negócios (que resulta do lema internacional: “Building a better working world”).

EM DESTAQUE
O Guia Fiscal 2022 da EY resume as principais normas do regime fiscal Português tal como ele deverá estar em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024. O conteúdo baseia-se na legislação publicada em 2023, e foi elaborado pelos profissionais de fiscalidade da EY em Portugal. A EY é uma das principais organizações de prestação de serviços profissionais que conta com profissionais especializados em fiscalidade em mais de 150 países.
/ 02 Out 2023
Disclaimer

Na preparação deste Guia, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta, clara e atual. Todavia, a informação contida neste texto pretende apenas providenciar informação de orientação geral. A publicação é distribuída pela EY, a qual não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação desta publicação.

A EY não pretende através desta publicação dar conselhos de natureza legal, fiscal, financeira ou contabilística. Os leitores são encorajados a consultar profissionais no intuito de obter aconselhamento antes de tomar qualquer decisão.

A informação desta publicação deve ser usada como uma ferramenta de pesquisa apenas, e não no lugar da pesquisa a cargo de consultores fiscais com respeito a assuntos dos seus clientes.