Skip to main content
Orçamento de Estado 2021
Artigos
Benefícios fiscais em época de pandemia – as empresas precisam de apoio agora? Ou conseguem esperar para depois?
Numa época de incerteza pandémica, as empresas têm vindo a aproveitar linhas de crédito com garantias do Estado e benefícios fiscais como os contratuais ao investimento produtivo, o SIFIDE, o RFAI, o CFEI II ou até a Remuneração Convencional do Capital Social (“RCCS”), de forma a que o investimento que precisam de efetuar não seja tão penoso, sendo, portanto, um incentivo ao mesmo.
Regime extraordinário e transitório à manutenção dos postos de trabalho – não foi suspenso, nem esquecido…é retroativo
A Lei do Orçamento de Estado para 2021 criou o regime extraordinário e transitório de incentivo à manutenção dos postos de trabalho, o qual carecia de regulamentação por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da segurança social. Volvido o primeiro semestre de 2021, habemus Portaria, a qual traz algumas “novidades”, produzindo efeitos desde 1 de janeiro de 2021.
Regime extraordinário e transitório à manutenção dos postos de trabalho – suspenso ou esquecido?
A 1 de janeiro de 2021 entrou em vigor o regime extraordinário e transitório de incentivo à manutenção dos postos de trabalho, nos termos do qual, durante o ano 2021, o acesso aos apoios públicos e incentivos fiscais por parte das grandes empresas com resultado líquido positivo no período de 2020 fica condicionado à manutenção dos postos de trabalho. No entanto, volvido o primeiro trimestre, este regime ainda carece de regulamentação por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da segurança social.
Encerramento de contas - Regime transitório da Lei do Orçamento de Estado
Numa altura em que as empresas se debatem ainda com os impactos do surto do vírus COVID-19 e tentam planear (com bastante incerteza) o próximo ano, é também momento de proceder ao encerramento de contas de 2020, ano este que ficará para a história como um dos mais atípicos de que há memória.
Ainda os terrenos para construção: ponto final ou reticências na discussão sobre o VPT?
A Proposta de Lei do Orçamento do Estado (“PLOE”) para 2021 foi já aprovada pelo Parlamento. Entre as cerca de 1.500 propostas de alteração apresentadas e as quase 300 aprovadas em sede de apreciação do documento na especialidade, o Orçamento do Estado conterá uma alteração ao Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (“IMI”) que impactará os proprietários de terrenos para construção, alguns deles de forma significativa.
Como se propõe este Orçamento a apoiar o setor da hotelaria?
Portugal está a enfrentar um dos maiores desafios das últimas décadas com a chegada e persistência da crise de saúde pública provocada pela pandemia Covid-19. O setor da hotelaria, a par de outros setores direta ou indiretamente associados ao setor do Turismo, foi um dos que mais sofreu com a chegada da pandemia, bem como com as medidas para a respetiva contenção.
Ver mais
Aguarde