Skip to main content

Programa de financiamento de projetos de I&D industrial internacionais

Portugal assume, pela terceira vez, a Presidência da Rede EUREKA, a maior rede pública mundial de cooperação internacional em I&D e inovação.

Criada em 1985, a Rede EUREKA apresenta um objetivo bastante claro no que concerne à promoção do crescimento de start-ups, PMEs, grandes empresas, centros de investigação e universidades, sendo este ano (e pela terceira vez) coordenada por Portugal. Para a concretização do seu objetivo, a Rede EUREKA atua através do financiamento e apoio à cooperação internacional em I&D, disponibilizado através de diferentes instrumentos (Clusters EUREKA, EUROSTARS, InvestHorizon, etc), tendo já apoiado centenas de projetos de I&D e de promoção comercial de produtos, processos ou serviços, em mais de 45 países, com uma forte componente inovadora. 

Considerada como a maior rede pública mundial para a colaboração internacional em I&D e inovação, em Portugal esta iniciativa foi concretizada através do programa Portugal 2020, segundo linhas especificas de apoio a projetos e I&D Industrial à escala europeia. 

Atualmente, encontra-se aberto um Aviso de Candidatura – Aviso N.º 14/SI/2021 - com o objetivo específico de aumentar o investimento empresarial em I&I (a título individual ou em copromoção com outras entidades empresariais e não empresariais do Sistema de I&I) para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor - em produtos transacionáveis e internacionalizáveis - assente em inovação. Até ao final de agosto encontra-se aberta a 1ª Fase de submissão de candidaturas, seguindo-se outras fases, até ao final do presente ano.

Ainda no âmbito destas iniciativas, e numa perspetiva de criar o primeiro instrumento europeu de apoio financeiro dedicado as PMEs com forte potencial de crescimento e que desenvolvam atividades de I&D, a Rede EUREKA e a Comissão Europeia lançaram um programa conjunto, o programa EUROSTARS. Este programa tem como objetivo estimular as PMEs a liderar projetos internacionais de investigação e inovação em colaboração com outras entidades. 

No próximo dia 2 setembro será lançado o primeiro aviso no âmbito da terceira geração do Programa de Financiamento EUROSTARS, que configurará a Parceria Europeia "Innovative SMEs", no âmbito do Pilar 3 do Horizonte Europa.

O Aviso estará aberto para PMEs, grandes empresas, centros de investigação e Instituições de Ensino Superior que, em consórcio, apresentem projetos de I&D e de inovação, e dos quais resultem produtos e/ou processos que possam ser rapidamente comercializáveis, até ao dia 4 de novembro.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor

clique aqui