Skip to main content

Declaração Mensal de Imposto do Selo – Nova obrigação declarativa a partir de janeiro de 2020

No passado dia 1 de outubro, foi publicada a Portaria n.º 339/2019, que aprova o modelo oficial da Declaração Mensal de Imposto do Selo (“DMIS”) e respetivas instruções de preenchimento, a que se refere o artigo 52.º - A do Código do Imposto do Selo (“CIS”).

O principal argumento para esta nova obrigação declarativa é de que o sistema de controlo de liquidação e isenção de Imposto do Selo (IS) - que assentava exclusivamente no averbamento em suporte físico da menção do imposto liquidado ou da isenção aplicada pelos sujeitos passivos - encontra-se desadequado ao controlo da liquidação do IS sobre as operações económicas, não sendo claramente eficaz.

Ora, no sentido de colmatar as insuficiências existentes, foi aditado pela Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro, o artigo 52.º - A do CIS que constitui a base legal da referida DMIS. Nesse sentido, foi necessário aprovar o modelo da DMIS, bem como das respetivas instruções de preenchimento (por via da publicação da referida Portaria), o qual entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2020, e que visa conferir uma maior eficácia ao sistema de controlo da liquidação e isenção de IS.

A apresentação da DMIS deve ser efetuada pelos sujeitos passivos referidos no n.º 1 do artigo 2º do CIS, ou pelos seus representantes legais, que tenham realizado operações, atos, contratos, documentos, títulos, papéis e outros factos ou situações jurídicas previstas na Tabela Geral do Imposto do Selo (“TGIS”) sujeitas a IS, ainda que dele isentas. Ou seja, a DMIS deve ser entregue mesmo quando apenas tenham sido realizadas operações isentas, só não havendo obrigação de entrega se no período de referência não tiver sido realizada nenhuma operação sujeita a IS.

Existindo IS a entregar nos cofres do Estado será a própria DMIS que gerará um comprovativo de entrega e respetivo documento único de cobrança, sendo que a referida declaração deve ser submetida até ao dia 20 do mês seguinte àquele em que a obrigação tributária se tenha constituído.

Assim, com o referido aditamento ao CIS, e com a aprovação da DMIS, são dados novos e significativos passos no sentido do cumprimento das obrigações em sede de IS pelos sujeitos passivos, a par do reforço dos mecanismos de controlo e de reporte que a mesma proporcionará.

Em face do exposto, os sujeitos passivos deverão estar cientes do potencial impacto desta nova obrigação fiscal de índole declarativa, tomando as medidas necessárias para garantir o seu cumprimento a partir de janeiro de 2020. Simultaneamente, os sujeitos passivos deverão também efetuar uma análise cuidada aos atuais procedimentos adotados em sede de IS, uma vez que a Autoridade Tributária e Aduaneira passará a ter acesso a informação privilegiada e detalhada, e como tal, poderá vir a adotar uma posição mais assertiva e célere em eventuais liquidações adicionais de IS, abrindo inclusivamente novas frentes de litigância com os sujeitos passivos.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor

clique aqui