Skip to main content

Apoio à instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas

Aberto até 6 de maio aviso para a receção de apoios para a aquisição de painéis fotovoltaicos nas pequenas explorações agrícolas

Em janeiro, mais de metade do território nacional entrou em seca extrema e, no final de fevereiro os preços dos produtos agrícolas e energia aumentaram substancialmente.

Para fazer face a este efeito, o Governo anunciou, no início do mês de abril, um novo pacote de medidas direcionadas à contenção dos aumentos de preços dos bens energéticos e agroalimentares. Entre elas, encontra-se o reforço das verbas de apoio à instalação de painéis fotovoltaicos na agroindústria, nas explorações agrícolas e nos aproveitamentos hidroagrícolas.

Perante este contexto surge o aviso para apresentação de candidaturas aos apoios para a aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos e estruturas associadas nas pequenas explorações agrícolas. Com uma dotação de 10 milhões de euros, este concurso abrange todo o território continental, destinando-se a pessoas individuais ou coletivas que exerçam a atividade agrícola.

Os apoios são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável e assumem a modalidade de custos simplificados. As taxas de apoio podem ir até 70% dos custos elegíveis, sendo que estes têm que estar compreendidos entre mil e 50 mil euros. O custo total elegível é determinado pelo produto do custo unitário, o qual corresponde a 1,35€/watt, pela potência total instalada dos painéis fotovoltaicos a adquirir.

À semelhança de outros sistemas de incentivos, a aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos só poderá ser realizada após a apresentação da candidatura, cujo prazo termina no próximo da 6 de maio, sendo obrigatória a presentação de avaliação/diagnóstico efetuado por técnico reconhecido pela reconhecido pela Direção Geral de Energia e Geologia. Em sede de candidatura, deve o candidato apresentar, de forma detalhada, a necessidades de instalação dos painéis, por local de instalação (caso seja mais do que um). Caso já existam painéis fotovoltaicos no(s) local(ais) de investimento, deve ser justificada a necessidade de aumento da potência instalada.

O Governo espera, através deste aviso, melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores; contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas do sector agrícola; aumentar a sustentabilidade energética das explorações e contribuir para a descarbonização do sector, por via da redução da utilização de combustíveis fosseis na agricultura, designadamente na rega.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor

clique aqui