Easy Real Estate Tax: Literacia financeira é chave para o futuro dos jovens
No EY Explica, Bruna Melo defende que a literacia financeira deve começar cedo, capacitando os jovens para tomar decisões conscientes num mundo cada vez mais complexo e digital.
Em Destaque
EY Guia Fiscal 2024
O Guia Fiscal 2024 da EY resume as principais normas do regime fiscal Português tal como ele deverá estar em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024. O conteúdo baseia-se na legislação publicada até 31 de novembro de 2023, e foi elaborado pelos profissionais de fiscalidade da EY em Portugal.
/ 10 Jul 2024
Nova Convenção entre Portugal e o Reino Unido para Evitar a Dupla Tributação
Face à assinatura, a 15 de setembro, da nova Convenção entre Portugal e o Reino Unido para Evitar a Dupla Tributação, afigura-se importante analisar e antecipar as alterações mais relevantes. Desconhece-se, no entanto, quando entrará em vigor.
Pit stop fiscal: menos impostos, mais liquidez
A análise estratégica de procedimentos fiscais é uma ferramenta essencial para reforçar a competitividade das empresas. Face ao atual enquadramento económico, o diagnóstico de oportunidades fiscais pode ser a chave para reduzir impostos e gerar liquidez.
“Atrevo-me a dizer que é o veículo mais eficiente do ponto de vista fiscal em Portugal”
João Ricardo Nóbrega, Managing Partner, EY Law, analisa os Organismos de Investimento Alternativo em Capital de Risco em Portugal.
Custos de Transação e a sua dedutibilidade fiscal
A compra (ou a venda) de uma empresa ou negócio (“Transação”) implica uma série de gastos para o investidor, tais como honorários com consultores e advogados, comissões com intermediários, encargos com operações de financiamento ou seguros focados na cobertura de riscos de negócio. A dedutibilidade em IRC e IVA (quando aplicável) destes custos é, por…
DAC8: O Fisco vai passar a conhecer as transações da sua crypto wallet!
A DAC8 traz os criptoativos para o radar fiscal europeu. O prazo aperta e Portugal ainda não transpôs a Diretiva — instituições devem agir já.
“O mundo digital gera novos rendimentos”
Anabela Silva, Partner EY, People Advisory Service, analisa o impacto fiscal no trabalho digital.
O tecto de 2300 euros nas “rendas moderadas” é justificado?
Em mais um episódio do EY Explica, numa séria dedicada ao Orçamento do Estado, Bruna Melo, Partner, EY Tax Services, analisa a medida do Governo, relativamente às rendas, que tanta polémica gerou.
Preços de Transferência e os Incentivos Fiscais no Contexto do BEPS 2.0
Pilar 2 redefine a relação entre preços de transferência e incentivos fiscais: mais riscos, mais transparência e urgência em alinhar estratégias.
