Explore as categorias

“Os preços de transferência devem ser aplicados nas transações entre partes relacionadas”

Paulo Mendoça, Partner EY, Tax Services, explica a importância dos preços de transferência nas relações entre empresas e stakeholders, e analisa as tendências deste instrumento.

“É retirar à função fiscal uma perspetiva operacional, para passar a ter uma perspetiva muito mais estratégica”

Rui Guedes Henriques, Partner EY, Managed Services, explica como a digitalização permite automatizar processos, libertando as equipas para um planeamento fiscal mais eficaz.

“Nós recomendamos fazer uma abordagem de todos os passos da transação, para anteciparmos estes riscos”

Rita Vaz, Partner EY, Tax Service, explica como antecipar e mitigar os riscos, do ponto de vista fiscal, para os investidores estrangeiros.

Diminuição da taxa geral de IRC… A que preço?

A extinção do SIFIDE indireto permitirá reduzir impostos, mas levanta questões sobre futuras revisões dos benefícios fiscais em sede de IRC.

Trabalho transfronteiriço e o risco de estabelecimento estável

Trabalhar a partir de casa para uma empresa localizada em outro país pode originar um estabelecimento estável para a empresa no país de residência do colaborador.

Um guia para navegar no sistema fiscal

Num contexto em que o sistema fiscal se torna cada vez mais complexo, a EY desenvolveu um guia que permite conhecer as suas principais normas, ajudando famílias e empresas a compreender, de forma simples, mas rigorosa, as regras fiscais.

Easy Tax agora é Easy Real Estate Tax: conheça as novidades!

A parceria entre O Jornal Económico e a EY, que ao longo de seis anos tem descomplicado a fiscalidade para os leitores, continua a inovar com um novo foco no setor imobiliário.
A fiscalidade é um universo cada vez mais complexo, tanto para as famílias quanto para as empresas. Para ajudar a compreender melhor esse universo, nasceu o Easy Tax. Ao longo desses seis anos, foram centenas de artigos, talks e boletins fiscais sobre os mais variados temas. Tudo com o mesmo objetivo: ajudar o leitor a entender melhor os impostos, capacitando-o para organizar as suas finanças e, assim, aumentar a sua capacidade de poupar ou investir.
Este projeto foi sempre pautado pela inovação. Os artigos semanais, as talks sobre o Orçamento do Estado e o Boletim Fiscal foram algumas das iniciativas que contribuíram para o sucesso desta parceria.
E como a inovação não pára, o Easy Tax agora é Easy Real Estate Tax. Mas o que significa essa mudança? Além do habitual Easy Tax, agora temos um novo foco no sector imobiliário.
Nos últimos anos, esse sector tem ganho cada vez mais relevância na economia nacional, sendo considerado por alguns como um dos motores da nossa economia. O imobiliário representa uma parcela crescente do investimento estrangeiro em Portugal.
Por isso, para que possa conhecer de forma fácil e intuitiva o sector imobiliário em Portugal, O Jornal Económico e a EY uniram-se para produzir mais uma ferramenta essencial para poupar e investir.
Com a colaboração dos especialistas da EY, iremos abordar todos os grandes temas do imobiliário, desde a pressão do investimento estrangeiro até a sustentabilidade ambiental, sem nunca esquecer a importância de estar atualizado sobre a fiscalidade. No Easy Real Estate Tax, irá encontrar toda a informação necessária sobre o sector imobiliário, elaborada por especialistas de forma rigorosa, mas acessível.
O Easy Tax agora é Easy Real Estate Tax: a mesma qualidade de informação, o mesmo rigor na análise e a mesma simplicidade na abordagem dos temas, mas ainda mais abrangente. Conheça já as novidades deste projeto d’O Jornal Económico e da EY, que o acompanha há seis anos, sempre com qualidade e inovação.

Disclamer
Na preparação deste Guia, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta, clara e atual. Todavia, a informação contida neste texto pretende apenas providenciar informação de orientação geral. A publicação é distribuída pela EY, a qual não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação desta publicação.
A EY não pretende através desta publicação dar conselhos de natureza legal, fiscal, financeira ou contabilística. Os leitores são encorajados a consultar profissionais no intuito de obter aconselhamento antes de tomar qualquer decisão.
A informação desta publicação deve ser usada como uma ferramenta de pesquisa apenas, e não no lugar da pesquisa a cargo de consultores fiscais com respeito a assuntos dos seus clientes.