Skip to main content

Será que a troca automática de informações está a ser devidamente cumprida?

Várias são as questões que se continuam a colocar no âmbito dos regimes de troca automática de informações. Será que todas as entidades têm consciência das suas obrigações? Será que aquelas que lidam no seu dia-a-dia com estes regimes sabem a importância dos números de identificação fiscal?

Os regimes de troca automática de informações visam dotar as autoridades tributárias de outros países (e de Portugal, no sentido inverso) com informação sobre o património e rendimentos de Pessoas Específicas dos EUA (US Persons), nos termos do Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA), e de titulares ou beneficiários residentes fiscais em jurisdições participantes no normativo Common Reporting Standard (CRS).

Desde a sua implementação, os regimes de troca automática de informações têm vindo a sofrer um conjunto de desenvolvimentos promovidos pelas autoridades tributárias um pouco por todo o mundo, incluindo em Portugal.

De facto, para quem está familiarizado com estes regimes, é sabido que a maioria das obrigações impendem sobre as instituições de crédito e as empresas de seguros do ramo vida.

Não obstante, a legislação impõe um conjunto de obrigações sobre outro tipo de entidades, designadamente, as entidades de investimento.

A legislação é clara a definir este conceito, especificando que se consideram abrangidos os (i) organismos de investimento coletivo em valores mobiliários, (ii) organismos de investimento alternativo em valores mobiliários e organismos de investimento em ativos não financeiros, (iii) organismos de investimento imobiliário, (iv) organismos de investimento em capital de risco, (v) organismos de empreendedorismo social e organismos de investimento alternativo especializado, (vi) fundos de pensões e (vii) fundos de titularização de créditos, incluindo as entidades responsáveis pela respetiva gestão destes organismos.

Nos últimos tempos temos vindo a assistir, não só em Portugal, a um conjunto significativo de iniciativas promovidas pelas autoridades tributárias que visam garantir que os investimentos financeiros cobertos por estes regimes se encontram a ser devidamente tratados por estas instituições.

A nossa experiência diz-nos que atualmente existem muitos organismos e sociedades gestoras com dúvidas fundamentais sobre a forma como estes regimes impendem sobre si e quais as obrigações a que se encontram adstritas.

Efetivamente, sabemos que existem veículos de investimento criados com finalidades muito específicas e que no set-up das suas atividades e obrigações regulatórias e fiscais não têm muitas vezes em consideração estes regimes.

Assim, é fundamental que estes organismos determinem em concreto as obrigações que deverão cumprir com o propósito de estarem alinhados com as expetativas dos stakeholders e respetivas autoridades fiscais, assumindo um papel ativo na contribuição para uma maior transparência financeira e fiscal.

Outro tema que tem inquietado as autoridades prende-se com a comunicação, por parte das instituições financeiras a atuar em Portugal, do número de identificação fiscal (NIF ou TIN, em inglês), dos respetivos titulares de conta.

Sabemos, e é percetível, que as autoridades fiscais em Portugal e noutros países identificam as pessoas com obrigações tributárias através do respetivo número de identificação fiscal. Assim, a comunicação por parte das instituições financeiras reportantes, de património e rendimentos de titulares de conta abrangidos por estes regimes, terá uma utilidade acrescida, na medida em que, para além da restante informação reportada, inclua também o NIF ou TIN do titular.

Para além de obrigatória, sem a informação do NIF ou TIN, as autoridades deparam-se com dificuldades no tratamento dos dados recebidos.

Considerando os notórios avanços tecnológicos que as várias autoridades tributárias têm vindo a desenvolver, nomeadamente no tratamento das suas bases de dados, o NIF ou TIN dos seus contribuintes é, sem dúvida, um elemento essencial.

Assim, estamos a assistir, e iremos continuar a assistir, a uma maior pressão por parte das autoridades na obtenção de uma informação aparentemente simples - NIF ou TIN - mas que para quem conhece as dificuldades das instituições financeiras, sabe que é um desafio a obtenção desta informação por parte de titulares de conta não residentes em Portugal, especificamente daqueles que são clientes desde antes da entrada em vigor destes regimes.

É assim essencial que as instituições revejam os seus processos e procedimentos com vista a cumprir com o que é exigido no âmbito destes regimes, para que não fiquem aquém das expetativas geradas sobre elas.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor

clique aqui