Serviços Financeiros
Artigos
![](https://easytax.jornaleconomico.pt/assets/uploads/autores/Webp_net-resizeimage.jpg)
A inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada no processo financeiro e fiscal de encerramento de contas das empresas.
/
![](https://easytax.jornaleconomico.pt/assets/uploads/autores/Webp_net-resizeimage.jpg)
![](https://easytax.jornaleconomico.pt/assets/uploads/autores/ey_botao.png)
Rui Henriques, Tax Partner, Global Compliance & Reporting Leader, Tax Technology & Transformation Leader, revela de que forma pode a IA facilitar o processo financeiro e fiscal de encerramento de contas e potenciar o mesmo para outros fins.
/
![](https://easytax.jornaleconomico.pt/assets/uploads/autores/6T0A0999.png)
A Lei n.º 89/2017, de 21 de agosto, aprovou o Regime Jurídico do Registo Central do Beneficiário Efetivo (“RCBE”), transpondo o capítulo III da Diretiva (UE) 2015/849, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de maio de 2015, introduzindo a obrigação de identificação dos beneficiários efetivos das entidades - pessoas singulares que detêm, ainda que de forma indireta ou através de terceiros, a propriedade das participações sociais ou, por qualquer outra forma, o controlo efetivo da sociedade.
/
![](https://easytax.jornaleconomico.pt/assets/uploads/autores/Pinto.png)
Em 11 de janeiro último foi aprovado, pelo Parlamento, o regime de acesso automático a contas financeiras de residentes em Portugal, aguardando-se para breve o envio do respetivo diploma ao Presidente da República, para promulgação.
/
![](https://easytax.jornaleconomico.pt/assets/uploads/autores/old/3_EY_Francisco_Caiado.jpg)
Até muito recentemente, os contribuintes que investiram em moedas digitais, como a bitcoin, andaram ‘aos papéis’ para saber qual o enquadramento tributário dos rendimentos obtidos com este tipo de moedas, já que a Autoridade Tributária permaneceu muito tempo sem definir publicamente a sua posição sobre esta questão.
/
![](https://easytax.jornaleconomico.pt/assets/uploads/autores/Pedro-Paiva.png)
As mudanças, a nível global, nas regras de dedutibilidade fiscal dos juros (estimuladas pelo projeto BEPS) estão a começar a alterar a atratividade relativa entre o financiamento das empresas por capitais alheios ou por capitais próprios, determinando alterações nas políticas governamentais e comportamentos empresariais que se prolongaram por várias décadas.
/
Ver mais
![Aguarde](https://easytax.jornaleconomico.pt/assets/frontend/img/ajax_loader.gif)