Skip to main content

Reparações de Bens no Período de Garantia: a Garantia em sede de IVA que faltava

O TJUE veio confirmar a interpretação da AT quanto ao enquadramento para efeitos de IVA de que os bens utilizados ou as reparações efetuadas objeto de faturação, mesmo que durante o período de garantia, configuram operações tributáveis em IVA.

A posição da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) sobre a sujeição a IVA das reparações de bens no período de garantia já tem longa vida, datando o Ofício-Circulado n.º 49424 sobre o tema de 4 de Maio de 1989.

De acordo com este Ofício, as reparações efetuadas no decurso do período de garantia só configuram operações não sujeitas a IVA se efetuadas a título gratuito, entendendo que as reparações se encontram tacitamente incluídas no preço de venda do bem abrangido pela garantia, não sendo, assim, assimiladas a operações efetuadas a título oneroso, conforme artigos 3.º, nº 3 alínea f) e 4º nº 2 da alínea b), do Código do IVA.

No entanto, se as reparações forem objeto de faturação, estar-se-á perante operações efetuadas a título oneroso, tributáveis nos termos gerais do Código do IVA. Daqui resulta que, com a emissão de fatura, nasce a obrigação de liquidação de IVA, o mesmo acontecendo se, em vez de um débito (pelo reparador ou concessionário), há um crédito comunicado pelo concessionário ou fabricante.

Ora, foi o litígio a este respeito, que opunha uma entidade estabelecida em Portugal à AT, reenviado pelo STA para apreciação do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).

Se, por um lado, o sujeito passivo considerava que as notas de débito controvertidas correspondiam ao reembolso dos custos incorridos, não se tratando de prestações de serviços a título oneroso visto não ter gerado qualquer rendimento, logo, não sujeitas a IVA, a AT entendeu que as operações correspondem a um fornecimento efetivo de serviços em Portugal, portanto, que deveriam ter sido sujeitos a imposto, nos termos do referido Ofício‑Circulado.

Ora, de acordo com o acórdão proferido no processo C-605/20, de 24.02.2022, o TJUE considera que a sujeição a IVA, por força do art. 2.°, n.° 1, alínea c), da Diretiva 2006/112/ CE (transposto para o art. 1.º, n.º1, al. a) do Código do IVA), está sujeita, à verificação de cinco critérios: i) que a operação constitua uma prestação de serviços, ii) efetuada a título oneroso, iii) que ocorra no território de um Estado‑Membro – Portugal, iv) seja efetuada por um sujeito passivo, v) agindo nessa qualidade.

Após a devida análise da matéria de facto e de direito, adicionalmente aos critérios iii), iv) e v) que se consideraram preenchidos, o TJUE concluiu que as operações em causa não podem equivaler a uma transferência de material defeituoso para o fornecedor para reparação ou substituição, uma vez que foi o comprador dos bens que foi encarregado pelo fornecedor de efetuar um certo número de serviços destinados a executar a garantia desse fornecedor, pelo que se está perante uma verdadeira prestação de serviços. Também quanto ao carácter oneroso, a retribuição do prestador de serviços parece corresponder às notas de débito controvertidas, encontrando-se assim preenchidos os critérios de uma prestação de serviços efetuada a título oneroso, conforme Diretiva IVA.

Assim, e em linha com o que tem sido doutrinado pela AT, conclui o TJUE que se identificado o prestador de serviços, o adquirente e a natureza das prestações em causa, devidamente contabilizadas com um título que confirma a sua natureza (de serviços e que deram lugar a uma retribuição recebida pelo prestador que constitui o contravalor efetivo dos referidos serviços sob a forma de notas de débito), deve a operação ser considerada uma prestação de serviços efetuada a título oneroso, independentemente da eventual inexistência de lucro do sujeito passivo ou de uma garantia relativa aos bens objeto das referidas prestações.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor

clique aqui