Skip to main content

Preços de Transferência no Brasil – Estamos a navegar à vista?

O alinhamento das regras de Preços de Transferência com a OCDE permitirá evitar a dupla tributação e prevenir situações de perda de receita.

Ao longo dos últimos 20 anos, o Brasil tem vindo a participar ativamente em debates internacionais sobre questões tributárias, nomeadamente na OCDE. Como país membro do G20 tem estado ainda à frente de projetos decisivos na tributação internacional, tal como o projeto BEPS.

Este projeto permitiu que a OCDE e o Brasil promovessem diálogos políticos relacionados com as questões de Preços de Transferência. Desde então, ambas as partes têm vindo a desenvolver em conjunto uma análise aos dois sistemas fiscais com o objetivo de explorar a possibilidade de o Brasil se aproximar do modelo preconizado pela OCDE e pela maior parte dos países do mundo nesta matéria, modelo esse que assenta no princípio de plena concorrência.

Em meados de 2019, o Brasil demonstrou a sua intenção de fazer parte da OCDE através da submissão de um pedido formal para se tornar membro desta organização, tornando-se cada vez mais claro que a convergência do seu sistema de Preços de Transferência para o sistema da OCDE seria uma situação expectável.

O Brasil tem hoje as suas próprias regras de Preços de Transferência, as quais se articulam de forma desencontrada com o resto do mundo, tornando-se num obstáculo fiscal ao investimento no país. Num mundo cada vez mais interligado e com o crescimento exponencial das economias digitais, um sistema tributário desconectado do resto do mundo deixa o país exposto a situações de dupla-tributação e de não-tributação as quais acabam por afastar os investidores externos, nomeadamente as empresas e multinacionais europeias, e possibilitar a elisão fiscal, deslocando os lucros para ambientes de tributação mais reduzida. E complica ainda mais o enquadramento do Brasil no âmbito das novas iniciativas da tributação dos negócios digitais promovidas pela OCDE no âmbito do Projeto BEPS (Pilar 1 e Pilar 2).

Ainda que a abordagem brasileira nos traga alguma simplicidade no cumprimento das obrigações tributárias, tal não deve prejudicar o cumprimento do objetivo das regras de Preços de Transferência de garantir a base tributária adequada em cada jurisdição e evitar a dupla-tributação.

No entanto, a ausência de considerações especiais relacionadas com transações específicas, tais como transações que envolvam o uso ou transferência de intangíveis, serviços intragrupo, reestruturações de negócios, acordos de partilha de custos ou questões relacionadas com a atribuição de lucros a estabelecimentos estáveis, levam a uma exposição elevada a situações de dupla-tributação e evasão fiscal.

Outro aspeto prende-se com a simplificação das exportações, através da aplicação dos safe harbours do teste de 90%, ou ao teste de rentabilidade, os quais podem levar a resultados inadequados e que não consideram nenhum dos fatores de comparabilidade previstos nas Orientações da OCDE nesta matéria.

Como resultado da avaliação efetuada ao regime brasileiro de Preços de Transferência, e bem assim das divergências e lacunas identificadas, no passado dia 12 de abril, a Receita Federal, juntamente com a OCDE e o Governo do Reino Unido, promoveram uma apresentação geral do novo sistema de Preços de Transferência para o Brasil, o qual encontra-se alinhado com as normas internacionais preconizadas pela OCDE.

Tal alinhamento, permitirá ao Brasil evitar a dupla tributação e prevenir as situações de perda de receita, aumentar a segurança jurídica em matéria tributária em contexto internacional, integrar o Brasil nas cadeias de valor globais, promover o comércio internacional e o investimento externo e, não menos importante, facilitar a sua adesão à OCDE.

Ainda que este seja um caminho que se pretende percorrer, estas alterações carecem de aprovação legislativa, não havendo ainda qualquer previsão para a apresentação do projeto ao Congresso. Aguardam-se, por isso, com alguma expetativa os próximos passos neste caminho de alinhamento por parte do Brasil!

 

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor

clique aqui