Skip to main content

Orçamento Suplementar para 2020 – Principais medidas fiscais

Na sequência dos efeitos da pandemia e reconhecendo a urgência que a situação atual reclama, o Governo aprovou o Programa de Estabilização Económica e Social, que baseia no apoio às empresas, um dos seus quatro eixos, e que se materializa, nomeadamente, na Proposta de Lei n.º 33/XIV, que aprova o Orçamento Suplementar para 2020, em fase final de aprovação na Assembleia da República.

Entre as medidas fiscais nela constantes, destacamos a criação de um regime especial de dedução de prejuízos fiscais, o Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento II (“CFEI II”) e a limitação extraordinária de pagamentos por conta em sede de IRC. Estas medidas não têm exclusivamente um caráter de urgência e revelam já uma intenção clara do Governo em avançar para uma fase de recuperação e de relançamento da economia.

Quanto ao previsto alargamento do prazo de reporte dos prejuízos fiscais apurados nos períodos de tributação de 2020 e de 2021 de cinco para dez anos (de 12 anos para as PME’s) e alteração do limite de dedução de 70% para 80% do lucro tributável, antevemos que, face à expectativa generalizada de apuramento de resultados negativos, o leque de empresas beneficiárias seja muito abrangente e que este período alargado de reporte permita, num cenário futuro de recuperação económica, compensar, neste âmbito, os efeitos provocados pela atual crise.

A medida de maior relevo corresponde à reintrodução do benefício fiscal do CFEI II, que esperemos que se volte a revelar um forte instrumento de captação do investimento e de poupança fiscal para as empresas, estando, neste novo formato, aliado ao objetivo de manutenção de postos de trabalho num contexto de grande instabilidade laboral. Este benefício, que tem a vantagem de se aplicar a todos os setores por comparação ao RFAI, traduz-se numa dedução à coleta de IRC (até à concorrência de 70%, por um período máximo de 5 anos), no montante de 20% das despesas de investimento elegíveis (até um máximo de € 5.000.000), efetuadas entre 1 de julho de 2020 e 30 de junho de 2021, em ativos afetos à exploração, desde que, entre outros requisitos, as Empresas mantenham os seus postos de trabalho durante três anos.

Finalmente uma nota para a limitação (em 50%) e dispensa extraordinária do primeiro e segundo pagamentos por conta em 2020, no caso de uma quebra de faturação superior a 20% e 40%, respetivamente, no primeiro semestre de 2020, que se traduz numa medida de alívio financeiro imediato. Esta medida assume especial relevância nos setores de hotelaria e restauração, onde se prevê uma isenção da obrigação de efetuar tais pagamentos por conta.

Saúda-se o impacto positivo destas medidas, mas julgamos que teria sido igualmente uma boa oportunidade para eliminar, de vez, a derrama estadual que deixou de ter o caráter extraordinário que presidiu à sua criação, bem como para desagravar as taxas de tributação autónoma, mesmo que temporariamente, no caso de apuramento de prejuízo fiscal.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor

clique aqui