Skip to main content

A nova geração de soluções Tax Data Analytics

A digitalização da função financeira e fiscal, como tendência, saiu reforçada com o surgimento da pandemia COVID-19. Por um lado, pela noção de urgência em termos de obtenção de maior eficiência, e, por outro lado, com um foco naquilo que é fundamental, que são os dados, ou a qualidade dos dados que suportam toda a atividade de reporte e compliance financeiro e fiscal.

Neste contexto, tem se vindo a assistir a um reforço no investimento em tecnologias de data analytics, que vem permitir ultrapassar as limitações existentes nos sistemas de informação atuais das organizações, e que permitem melhor a qualidade de dados para suportar as correntes e novas exigências regulatórias, sem necessariamente comprometer investimentos de larga escala em novos sistemas de informação contabilísticos ou de gestão.

A nova geração de aplicações de Data Analytics (Tax Data Analytics), vem assim permitir manter toda a infraestrutura tecnológica e de fluxos de informação na organização, colocando-se como uma camada adicional a estes e com isso garantir uma maior visibilidade e gestão na utilização dos dados críticos e necessários. Estas aplicações têm vindo também a incluir vertentes mais complexas através da combinação com inteligência artificial, mas na sua essência permitem realizar de forma massiva, com maior precisão e de forma acelerada, os mesmos processos de auditoria aos dados que são trabalhados manualmente todos os dias nos departamentos financeiros e fiscais das organizações. Neste sentido, e a título de exemplo, vêm permitir que para uma declaração periódica do IVA, se possa fazer de forma rápida e imediata a avaliação e interpelação se os dados extraídos do sistema contabilístico da organização, que são a base dessa declaração, contemplam os cálculos, deduções e as taxas de imposto apropriados para cada transação ou documento registado. Também e mantendo o exemplo da declaração periódica do IVA, permitem igualmente fazer a análise e correlação dos dados de vendas e compras descritos anteriormente, com os dados existentes em outros reportes, como o SAF-T (PT) de faturação, a declaração recapitulativa e dados extraídos do e-fatura, entre outros.

Ou seja, vem permitir fazer a interpelação e cruzamento de dados existentes nos sistemas internos e externos das organizações, de forma a garantir a fiabilidade de dados e de processos que muitas vezes são executados pelos próprios colaboradores dos departamentos financeiros e fiscais, reduzindo o risco de erro (nomeadamente, o erro humano). Acresce ainda que em muitos casos, já não será de todo exequível a manutenção dos processos manuais, quer pela dimensão dos dados, quer pelas contínuas alterações regulatórias.

O surgimento desta nova geração de aplicações de Tax Data Analytics focadas no reporte e compliance financeiro e fiscal, contemplam um conjunto de funcionalidades já relativamente standard, para responder às múltiplas necessidades dos departamentos financeiros e fiscais, compreendendo, o tratamento e interpelação de dados, para a grande maioria das declarações fiscais, como por exemplo, a Declaração Periódica do IVA, Declaração Recapitulativa, Declaração de Rendimentos Modelo 10, Declaração de Rendimentos Modelo 30, Declaração Mensal de Remunerações (DMR), Declaração Anual de Rendimentos Modelo 22, Informação Empresarial Simplificada (IES), entre outras.

Sendo aplicações de análise massiva de dados, endereçam pela sua natureza, tipicamente a avaliação do compliance dos reportes originados nos sistemas contabilísticos e de gestão das organizações, e nesse sentido, permitem o acervo dos ficheiros SAF-T (PT) de faturação ou de contabilidade, permitindo avaliar inconformidades existentes tanto nos dados como na própria parametrização dos sistemas de informação da organização.

Decorrente da inclusão de robotização nesta nova geração de aplicações, e tal como referido anteriormente, a capacidade de resposta não se limita à interpelação dos dados internos das organizações, mas integra e utiliza novas fontes de informação, principalmente externos, tais como dados de declarações já submetidas junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Adicionalmente, incorporam também funcionalidades de preenchimento e submissão automatizadas das várias declarações e reportes fiscais, junto da AT. Esta evolução decorre também da evolução da própria AT, que tem vindo a disponibilizar novos serviços de integração (webservices) para este fim.

Neste sentido, a sofisticação presente nas soluções já existentes no mercado vem agora permitir uma visão global, concentrando numa única aplicação a gestão de todos os processos dos departamentos financeiros e fiscais, garantindo eficiência e consistência no reporte e compliance das organizações.

Esta nova geração de aplicações de Tax Data Analytics, que combinam várias tecnologias, tais como robótica, como referido, vão para além da mera visualização de dados, e apresentam capacidades de gestão de processos de uma ou múltiplas empresas, podem ser instaladas nas infraestruturas das organizações ou fornecidas em ambiente cloud, e acima de tudo, têm vindo a ser apresentadas no mercado com serviços de atualizações para novas ou alterações de regras regulatórias.

A tecnologia que está subjacente a esta nova geração de soluções vem também garantir espaço à customização ou inclusão de realidades e processos específicos de cada organização.

E se no passado estas aplicações exigiam elevado tempo de desenvolvimento e implementação, hoje, pela maturidade em que se encontram, já não é assim. Os ciclos de implementação são curtos e o investimento bastante mais reduzido, potenciando ainda poupanças no investimento em evolução dos sistemas de informação contabilísticos e de gestão da organização.

A nova geração das aplicações de Tax Data Analytics vêm assim ser um novo aliado para os departamentos financeiros e fiscais das organizações, e existindo já diversas ofertas possíveis no mercado, com mais ou menos funcionalidades, todas apresentam o mesmo propósito e são o novo imperativo no novo contexto para a gestão do reporte e compliance das organizações.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor

clique aqui