Skip to main content

Financiamento para a aquisição de participações – Será esta decisão empresarial “dedutível”?

Imagine que pretende alterar a estrutura e a dimensão económica do seu negócio, e que, para tal, a sua empresa contrai empréstimos cujo destino é o financiamento da aquisição de participações sociais - qual o tratamento fiscal a conceder aos juros associados a esses empréstimos?

Apesar de não ser novo, este tema continua a ser controvertido e objeto de inúmeros acórdãos. No cerne da questão, a discussão sobre o conceito de gasto dedutível na determinação do lucro tributável, em especial o artigo 23.º do CIRC.

Estabelece este artigo, na redação dada pela “Reforma do IRC” de 2014, que “para a determinação do lucro tributável, são dedutíveis todos os gastos e perdas incorridos ou suportados pelo sujeito passivo para obter ou garantir os rendimentos sujeitos a IRC”. Anteriormente a 2014, previa-se, alternativamente, a dedução dos gastos incorridos para a manutenção da fonte produtora.

Em primeiro lugar, parece atualmente assente na jurisprudência que, regra geral, um gasto é dedutível quando suportado no interesse da empresa, ainda que a decisão se revele posteriormente desfavorável em termos económicos. O interesse económico da aquisição de participações sociais não é assim sindicável numa perspetiva fiscal, porquanto constitui um ato legítimo de gestão. Com efeito, a “atividade” de uma empresa não se esgota no conjunto de atos operacionais relativamente aos ativos por si diretamente detidos. “Atividade” é também o conjunto de operações que têm por propósito o exercício de atividade económica por intermédio de sociedades participadas, o que terá que incluir por definição a sua aquisição. De facto, a organização da atividade económica em grupos de sociedades tem uma razão comercial subjacente e é incentivada pelo legislador há já diversas décadas (veja-se o preâmbulo do regime legal das SGPS).

Na perspetiva tributária, discute-se se a “remuneração” da detenção das participações sociais, no caso dividendos ou mais-valias, corresponde a um rendimento sujeito a IRC na aceção do artigo 23.º do Código do IRC, como se entende ser o caso. De facto, embora possam beneficiar de uma exclusão de tributação (“participation exemption”), os dividendos e mais-valias da venda de participações constituem rendimentos sujeitos e não isentos de IRC. Para conclusão distinta, deveria a norma geral de dedutibilidade dos gastos requerer algo mais do que a mera sujeição a IRC, o que não é o caso.

Adicionalmente, importa salientar que o Código do IRC contempla mecanismos cujo intuito é limitar o excessivo / abusivo endividamento das empresas. Especificamente, desde 2014, estabelece-se uma limitação à dedutibilidade dos gastos de financiamento líquidos, no âmbito do qual os dividendos e mais-valias a que se tenha aplicado o “participation exemption” não relevam para o apuramento do “EBITDA Fiscal”. Este ajustamento resulta, materialmente, numa limitação à dedução dos juros incorridos para a aquisição de participações sociais, sendo que, por definição, apenas se poderá limitar a dedução de algo que seja, à partida, dedutível.

Face ao exposto é visível a necessidade de “pacificar” a relação entre sujeitos passivos e AT relativamente a um tema desnecessariamente controvertido, por um lado, pelo facto do Código do IRC parecer já suficientemente claro quanto a este tema e, por outro, pela importância que este tema tem na competitividade do tecido empresarial português.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor

clique aqui